Home > Assuntos Fiscais > Seis oportunidades para promover a resiliência e a descarbonização através da política fiscal (Eguino, Delgado) 

Seis oportunidades para promover a resiliência e a descarbonização através da política fiscal (Eguino, Delgado) 

Seis oportunidades para promover a resiliência e a descarbonização através da política fiscal por Huáscar Eguino, Raúl Delgado publicado por BID (2023).

“Todos os países da região assinaram o Acordo de Paris, que visa aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação dos países e estabilizar o aquecimento global abaixo de 2°C para que seja o mais próximo possível de 1,5°C.

Este objetivo implica em dois grandes desafios para os ministérios de finanças. Primeiro, ajudar a impulsionar mudanças em larga escala e sem precedentes nos setores de energia, construção, industrial, transporte, agricultura e outros. Segundo responder aos desafios fiscais e institucionais gerados pelos impactos físicos das mudanças climáticas e a transição para economias descarbonizadas.

A política fiscal é uma ferramenta poderosa para responder a estes desafios. As políticas de gastos, impostos, investimentos públicos, empréstimos e financiamento podem contribuir para transformar o comportamento de diferentes atores econômicos. Essas políticas também podem tornar a economia mais resiliente e abordar os impactos distributivos da transição, salvaguardando a sustentabilidade das finanças públicas e evitando o surgimento de ativos abandonados…”

https://bit.ly/3Lluyux

Postagens Relacionadas