Os desafios do desenvolvimento e o futuro da regulação estatal por Por Gilmar Ferreira Mendes, José Roberto R. Afonso, Atalá Correia e Victor Oliveira Fernandes publicado por Consultor Jurídico (3/2022).
“Retomar o desenvolvimento já era um grande desafio para o Brasil com a economia em ritmo desacelerado, antes da chegada da Covid-19. Essa tarefa se deparava com os avanços da revolução digital, que exige novos padrões de investimento e de atuação, dos negócios e dos governos. Agora, o esforço requerido se torna plural, complexo e imenso, com os impactos da pandemia internacional da saúde e, mais recentemente, com a guerra da Ucrânia. É preciso muita reflexão e ação no espaço nacional, sem perder de vista o contexto mais amplo de uma economia e sociedade completamente conectadas pela internet.
Estimular os brasileiros a pensar mais, debater e concertar o desenvolvimento são as tarefas a que o Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) se dispõe. O Fibe nasceu em Lisboa como uma associação de professores e acadêmicos, que, aproveitando a crescente proximidade entre os dois lados do Atlântico, deseja refletir sobre o futuro, a partir das diferenças e do pluralismo. Portanto, a vocação do Fibe é inovadora e propositiva, pretendendo atuar sempre em rede, com outras instituições culturais, de pesquisa e de ensino, brasileiras e europeias…”