Home > Assuntos Fiscais > Impacto da substituição tributária sobre preços de produtos farmacêuticos no estado de São Paulo, Brasil (Chagas)

Impacto da substituição tributária sobre preços de produtos farmacêuticos no estado de São Paulo, Brasil (Chagas)

Impacto da substituição tributária sobre preços de produtos farmacêuticos no estado de São Paulo, Brasil: uma aplicação de cointegração com quebra estrutural por André Luis Squarize Chagas publicado por fipe (8/2011).

O mecanismo da Substituição Tributária vem sendo amplamente adotado pelos estados brasileiros como forma de combate à sonegação e para reduzir os efeitos de incentivos fiscais concedidos em outras unidades da federação. Desde meados de 2007 a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo passou a adotar a substituição tributária como forma de arrecadação do ICMS devido pelo setor de produtos farmacêuticos. O modelo teórico mostra que, no caso de concorrência imperfeita, a alteração na tributação pode não ser neutra sobre os preços ao consumidor. O trabalho empírico busca testar os efeitos da mudança na forma de tributação sobre os preços ao consumidor. Para tanto, três abordagens alternativas são empregadas para testar a existência de quebra estrutural na série de preços de produtos farmacêuticos do estado, bem como na relação de cointegração dessa série com a de outros estados. Os resultados sugerem que, após a substituição tributária, houve aumento de preços aos consumidores.

Postagens Relacionadas