Home > Sem categoria > Estatísticas de Finanças Públicas (Tesouro Nacional)

Estatísticas de Finanças Públicas (Tesouro Nacional)

Estatísticas de Finanças Públicas: Comparativo Internacional publicado pelo Tesouro Nacional.

“Estatísticas de finanças públicas (EFP) é um conjunto de conceitos e princípios desenvolvidos pelo FMI com o objetivo de proporcionar um arcabouço conceitual que facilite a análise da política fiscal e possibilite quantificar as ações do governo. As EFP são uma representação econômica da atividade financeira do governo. A EFP é conhecida como GFS pela sigla em inglês para Govenrment Financial Statistics.

No Brasil as informações são compiladas no âmbito dos Acordos de Cooperação Técnica firmados entre STN e IBGE e STN e IPEA, com o objetivo central de aperfeiçoar as estatísticas fiscais brasileiras no sentido da convergência com os conceitos e metodologias estabelecidas pelo Manual de Estatísticas de Finanças Públicas de 2014 do Fundo Monetário Internacional – FMI (em inglês Government Finance Statistics Manual, 2014 – GFSM 2014).

Os dados aqui trabalhados tratam do setor institucional governo geral que compreende todas as unidades de governo (central, estadual e municipal) e os fundos de previdência social controlados por essas unidades.

Nesta versão do painel, com exceção dos dados do Brasil que são fornecidos pela própria STN, todos os dados são extraídos do portal de dados do FMI 1. Devido a diferenças metodológicas para apuração das estatísticas ao longo da série histórica no Brasil, optou-se por apresentar aqui os dados a partir de 2010, já que estes guardam consistência entre si, e permitem uma melhor comparação com outros países. Vale destacar que os boletins que trazem explicações sobre os processos e os principais achados da aplicação dessa metodologia no Brasil estão disponíveis no portal Tesouro Transparente…”

Postagens Relacionadas