Home > Sem categoria > Transporte rodoviário de cargas Brasil (IEA/EPE)

Transporte rodoviário de cargas Brasil (IEA/EPE)

Transporte rodoviário de cargas Brasil – 2021 Benchmarking Internacional publicado por EPE/Iea (2021).

A eficiência energética é uma ferramenta crítica para reduzir as emissões de carbono e a poluição do ar do setor de transportes, e faz parte de um pacote de medidas de sustentabilidade, incluindo a transferência modal e o uso de combustíveis alternativos.

No início de 2020, a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram uma análise de benchmarking como parte do Atlas de Eficiência Energética que incluiu indicadores-chave para o segmento de veículos leves.

Este relatório baseia-se na cooperação entre a IEA e a EPE para apresentar uma análise nacional e internacional do segmento de transporte de cargas, com foco especial nos avanços na eficiência energética e no uso de combustíveis alternativos. O Atlas de 2019 identificou a necessidade de uma matriz de transporte equilibrada e eficiente, a fim de aumentar a eficiência energética e alcançar reduções significativas na intensidade energética total no setor de carga. Isso exigiria tecnologias novas e mais eficientes, bem como um aumento nos investimentos em infraestrutura para incentivar a participação de modos menos intensivos em energia, como o ferroviário e o aquaviário.

O relatório fornece, inicialmente, uma análise da evolução do setor no Brasil, incluindo os fundamentos associados ao aumento da demanda. Na sequência, uma seção global compara o Brasil com outros países a partir de indicadores-chave, e oferece exemplos de tecnologias líderes e opções de políticas destinadas ao setor para o avanço da eficiência energética, mitigação de carbono e melhorias na qualidade do ar.

Postagens Relacionadas