Retrospectiva OSF 2020 publicado por IE/UFRJ (2/2021)
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus, que, além de alterar profundamente nossas vidas e dia-a-dia, impôs desafios econômicos significativos ao redor do mundo. A crise da covid-19 originou um período de elevada instabilidade financeira e incerteza. Ela foi um choque de grandes proporções, que afetou os preços dos ativos, as condições de crédito e as posições financeiras de bancos, empresas e famílias.
Mas 2020 não foi somente o ano da crise. Foi também um ano em que mudanças estruturais no sistema financeiro brasileiro se consolidaram. A alteração no papel do mercado de capitais no crédito de longo prazo, o uso de novas tecnologias financeiras e a integração das preocupações com os riscos climáticos na agenda dos reguladores são alguns exemplos de processos que irão modificar estruturalmente a forma que o sistema financeiro brasileiro opera.
Nessa coletânea de artigos, produzida pelos pesquisadores do Observatório do Sistema Financeiro (OSF-IE/UFRJ), analisamos criticamente os principais desenvolvimentos do sistema financeiro brasileiro no ano de 2020. Nossa preocupação não é meramente com a análise da conjuntura dos mercados, mas com sua interpretação à luz de processos de caráter estrutural, que se refletem na capacidade de o nosso sistema financeiro funcionar em favor do desenvolvimento do país.
https://sites.google.com/view/osfufrj/retrospectiva-osf-2020