Home > Sem categoria > Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária (Deloitte & FEBRABAN)

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária (Deloitte & FEBRABAN)

Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária conduzida pela Deloitte com a Federação Brasileira de Bancos (2020)

Estudo realizado anualmente pela FEBRABAN junto aos principais bancos do País com o objetivo de mapear o estágio da tecnologia bancária no Brasil e suas tendências. A Pesquisa expõe e explica de que forma o intenso uso da tecnologia no setor bancário se reverte em maior conveniência e segurança para o cliente, tornando-se um importante instrumento de discussões na academia, órgãos do governo, mídia, entre outros.)

Principais destaques da pesquisa

• Os Bancos aumentaram em 48% os investimentos em tecnologia, puxados tanto por software, como por hardware. Os dispêndios totais cresceram 24%.

• As transações bancárias cresceram 11% em 2019 em relação ao ano anterior, enquanto as operações pelo Mobile Banking tiveram um aumento 19% no mesmo período, puxado pelo incremento de 41% nas transações com movimentação financeira.

• O Mobile Banking torna-se cada vez mais um canal chave para contratação de produtos e transações financeiras, com crescimento acentuado em operações de investimentos, seguros e depósitos virtuais.

• O cliente do Mobile Banking acessa o seu banco 23 vezes ao mês, sendo que os clientes heavy users – que representam 51% dos clientes neste canal – acessam o seu Banco em uma média mensal de 40 vezes.

• As transações bancárias nos canais tradicionais (agências, PABs, ATMs e contact centers) mantiveram seu volume, mas caíram em participação total. As transações rotineiras de consulta e pagamentos antes realizadas nos ATMs migraram para outros canais.

• Já no recorte da pandemia do COVID-19, as transações de Pessoa Física nos canais digitais chegaram a representar 74%.

• Novas fronteiras tecnológicas, como a inteligência artificial, são exploradas pelas instituições financeiras, com foco na conveniência para o cliente e na oferta de novos modelos de atendimento.

• Os Bancos já estão se preparando para o movimento do Open Banking, onde as estratégias de negócios baseadas em ecossistemas devem acelerar ainda mais a inovação no setor.

• 149 mil horas de treinamentos foram ministrados para formação de 11,4 mil profissionais em métodos ágeis em 2019.

Verificar em:

Postagens Relacionadas