O uso da elisão fiscal como ferramenta estratégica para os negócios digitais por Elizandra Reis do Nascimento, Júlia Nádia Maia Avelino, Juliana Lima Farias, Kédma Késia da Fonsêca Silva, Paulo Ramon Zani Batista, Robert Mendonça dos Santos, Marcos André Abensur publicado por Revista Caderno Pedagógico (12/2023).
Esta pesquisa é fundamentada no objetivo de discutir e apresentar formas em que a elisão fiscal se torna uma aliada para os negócios digitais. Este trabalho analisa o e-commerce nos últimos anos e como ele evoluiu durante a pandemia de COVID- 19 e após o fim dela como estas empresas lidaram com o novo modo de trabalho adotado pela sociedade. A coleta de informações foi realizada por meio de revisão bibliográfica e questionário on-line no qual apresentamos as respostas dos contribuintes com suas opiniões sobre o tema abordado. Pode-se confirmar que o comércio eletrônico movimenta enormes quantias de dinheiro todos os anos e vive um novo momento no Brasil. A confiança dos consumidores no meio eletrônico está a crescer e as empresas têm investido fortemente nesta área, buscando estratégias para pagar menos tributos. O conteúdo dos subsídios deste estudo inclui a evolução do comércio eletrónico, a epidemia e a evolução do comércio eletrónico a nível mundial, as características do consumo eletrónico e as suas vantagens e desvantagens, etc. Portanto, com base na análise dos dados, pode-se concluir que a implementação do comércio eletrônico é importante para o crescimento das empresas, acreditando-se que este estudo possa servir de base para futuras pesquisas científicas.