Home > Sem categoria > O abismo digital no Brasil (PWC)

O abismo digital no Brasil (PWC)

O abismo digital no Brasil: Como a desigualdade de acesso à internet, a infraestrutura inadequada e a educação deficitária limitam nossas opções para o futuro publicado por PWC e Instituto Locomotiva (2022).

“Vivemos uma transformação acelerada no mercado de trabalho. Com o avanço da inteligência artificial e da automação, muitas funções tradicionais estão sendo eliminadas ou substituídas em todo o mundo. Funções que representavam 15,4% da força de trabalho global em 2020 encolherão para 9% até 2025. Por outro lado, a participação das novas profissões (como especialistas em dados e inteligência artificial) quase dobrará, crescendo de 7,8% para 13,5% da base total de empregados no mesmo período.1 Milhões de vagas em todo o mundo estão deixando de ser preenchidas, ao mesmo tempo que um contingente cada vez maior de trabalhadores não encontra mais colocação no mercado.

Cinco em cada dez brasileiros acreditam que a automação vai tornar seus empregos obsoletos nos próximos dez anos, enquanto nove estão preocupados com sua requalificação. Praticamente todos, porém, veem a chegada de novas tecnologias como oportunidade para usá-las ou entendê-las melhor.2 O setor de tecnologia no Brasil vai demandar quase 800 mil novos talentos de 2021 a 2025.3 Considerando que as instituições de ensino formam menos pessoas com esse perfil do que as empresas demandam, o déficit projetado no setor até 2025 é de 530 mil profissionais…”

Postagens Relacionadas