Home > Sem categoria > Indicador de Incerteza da Economia Brasil (FGV/IBRE)

Indicador de Incerteza da Economia Brasil (FGV/IBRE)

Indicador de Incerteza da Economia Brasil publicado por Fundação Getulio Vargas/IBRE (2022)

“A Fundação Getulio Vargas, por intermédio do Instituto Brasileiro de Economia, lança este mês o Indicador de Incerteza da Economia Brasil composto por três medidas: i) a primeira, IIE-BrMídia, é baseada na frequência de notícias com menção à incerteza; ii) a segunda, IIE-BrExpectativa, é construída a partir das dispersões das previsões de empresas para a taxa de câmbio e para o IPCA; e iii) o último componente é baseado na volatilidade do mercado financeiro, o IIE-Br Mercado. Essas três medidas, em conjunto, minimizam os impactos que cada fator isoladamente pode ter no indicador final.

Segundo Frank Knight (1921), a definição de incerteza está associada a inabilidade das pessoas em prever a probabilidade associada a certos eventos. Em momentos de recessão, os agentes políticos “experimentam” mais na tentativa de retomar o crescimento. Como consequência, a incerteza econômica piora a recessão, conforme confirmado empiricamente por Baker et. al. (2011).

Este primeiro relatório apresenta os resultados obtidos até novembro de 2016 com foco na evolução dos últimos meses – e apresenta uma síntese metodológica ao final.”

Postagens Relacionadas