Home > Assuntos Fiscais > Impacto fiscal da redução do IPI (Pinto et al.)

Impacto fiscal da redução do IPI (Pinto et al.)

Impacto fiscal da redução do IPI por Vilma Pinto, Felipe Salto, Daniel Couri publicado por IFI (3/2022).

“Esta Nota Técnica (NT) calcula o impacto fiscal decorrente da redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os efeitos podem chegar a R$ 19,1 bilhões, em termos anualizados, e a R$ 16,2 bilhões de março a dezembro de 2022. Os exercícios ora apresentados levam em conta, estritamente, o efeito fiscal direto derivado do Decreto nº 10.979, de 2022.

O Decreto nº 10.979, de fevereiro de 20224 , propõe a alteração da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI). Essa tabela dispõe sobre as alíquotas tributárias do IPI por produto. O decreto promove as seguintes alterações:

• Reduz em 18,5% a alíquota dos automóveis de passageiros e outros veículos automóveis principalmente concebidos para transporte de pessoas5 , incluindo os veículos de uso misto (“station wagons”) e os automóveis de corrida. Um exemplo: automóveis de 1.000 a 1.500 cilindradas tiveram a alíquota reduzida de 11% para 8,97%.

• Reduz em 25,0% a alíquota dos demais produtos, com a exceção do IPI sobre tabaco e seus sucedâneos manufaturados.

Assim, para simular o impacto fiscal do decreto, é preciso desagregar a arrecadação tributária do IPI em três componentes: (i) não sofreu alteração de alíquota; (ii) sofreu redução de alíquota de 18,5% e (iii) sofreu redução de alíquota de 25%…”

Postagens Relacionadas