Home > Sem categoria > Fim do emprego formal se soma à crise da Previdência (Mídia)

Fim do emprego formal se soma à crise da Previdência (Mídia)

Fim do emprego formal se soma à crise da Previdência publicado por Globo (5/2019).

“Cresce no mundo a informalidade e isso abala estruturalmente o financiamento de gastos sociais

Editorial

Por uma dessas contingências da vida, o Brasil está numa “tempestade perfeita”, em que se somam a crise estrutural do sistema previdenciário e a do abalo no padrão de financiamento que o país adota desde sempre para financiar o sistema público de seguridade e de assistência social.

A depender do ângulo sob o qual se analise este momento, a do padrão de financiamento é mais ampla, embora não se deva minimizar o problema grave da Previdência, pela corrosão que já provoca nas contas públicas, e que tende a aumentar, paralisando a economia, cujos agentes se movem a partir das expectativas nos mais diversos horizontes de tempo.

O sistema previdenciário está sendo implodido por se assentar no regime de repartição — os mais jovens entram no mercado de trabalho, passam a financiar os benefícios dos mais velhos — e pela falta de reformas. Para funcionar de forma autossustentável, é preciso a ajuda da demografia: que continuem a nascer pessoas em quantidade suficiente para, com suas contribuições previdenciárias, pagarem pensões e aposentadorias de um crescente número de aposentados. Mas isso já não mais ocorre no Brasil…”

Postagens Relacionadas