Home > Sem categoria > Até quando esperar? (Belluzzo & Galípolo)

Até quando esperar? (Belluzzo & Galípolo)

Até quando esperar? por Luiz Gonzaga Belluzzo e Gabriel Galípolo publicado Carta Capital (11/2015).

Três anos de escalada dos juros e um semestre de recessão abalam a defesa da atual política econômica

“Em artigo publicado em outubro deste ano, Orsola Costantini, economista sênior do Institute for New Economic Thinking, nos oferece uma exegese do conceito de orçamento ciclicamente ajustado, palmilhando o tortuoso caminho da proclamada e não comprovada “evolução” do pensamento econômico. 

Um dos economistas mais influentes da Escola de Estocolmo, Gunnar Myrdal, foi pioneiro em propor regras que permitiam ao governo equilibrar seu orçamento durante todo o ciclo econômico, em vez de considerá-lo ano a ano.

Na época, a preocupação era estabelecer uma política fiscal capaz de suavizar as flutuações econômicas, apoiada na ideia de que o governo deve proporcionar estímulos fiscais durante o período de retração e, simetricamente, implementar medidas restritivas durante a expansão, contendo pressões inflacionárias e garantindo uma transição suave da parte descendente do ciclo. 

Apesar de a ideia assemelhar-se à proposta posterior de Keynes para um orçamento de capital, Myrdal, em 1930, via o investimento público como uma linha de defesa contra flutuações cíclicas, a ser ativada tão somente quando as circunstâncias assim determinarem. Recomendava, portanto, intervenções pontuais de curto prazo…”

Postagens Relacionadas