Home > Publicações > Robotização deve mudar atividades e não empregos (Afonso)

Robotização deve mudar atividades e não empregos (Afonso)

Robotização deve mudar atividades e não empregos, avalia economista José Roberto Afonso falou ao Poder360 sobre o atual debate envolvendo o avanço da tecnologia e o fim de algumas profissões (3/2024)

“Com a robotização, impulsionada pelo avanço tecnológico, o economista José Roberto Afonso, de 62 anos, vê uma transformação nas habilidades profissionais exigidas pelo mercado de trabalho, e não uma substituição direta de empregos. Mesmo que a progressão da automação do trabalho tenha provocado mudanças do emprego desde a revolução industrial, transformações futuras ainda são incertas, relata. Tarefas cognitivas serão aceleradas pela tecnologia, explicou, e atividades totalmente manuais devem ter as prioridades alteradas. A partir disso, segundo Afonso, os profissionais vão precisar desenvolver habilidades mais focadas em análise, o que levará à criação de novas ocupações…”

https://abre.ai/jhWT

Robôs inteligentes substituem desde barman a recepcionista; leia a lista O custo para que empresas automatizem parte dos serviços passa dos R$ 100 mil, segundo levantamento do Poder360 (3/2024)

“Arobotização de atividades tem sido a maior agente de mudança no mercado de trabalho atual, alavancada pela inteligência artificial, conforme apontado pelo economista José Roberto Afonso ao Poder360. Embora as discussões sobre o fim de algumas profissões neste cenário ainda seja efervescente, os efeitos já são sentidos no mercado há anos, explicou. Uma automação total do negócio pode ultrapassar os R$ 100 mil, a depender do setor…”
https://abre.ai/jhWU

Postagens Relacionadas