Home > Assuntos Econômicos > Aspectos das relações de trabalho e sindicalização (IBGE)

Aspectos das relações de trabalho e sindicalização (IBGE)

Aspectos das relações de trabalho e sindicalização publicado por IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento (2015).

O sistema de pesquisas domiciliares, implantado progressivamente no Brasil a partir de 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, tem como finalidade a produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. Trata-se de um sistema de pesquisas por amostra de domicílios que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas caraterísticas socioeconômicas e demográficas, umas de caráter permanente na pesquisa, como as características gerais da população, de educação, trabalho, rendimento e habitação, e outras com periodicidade variável, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, segurança alimentar e outros temas que são incluídos no sistema de acordo com as necessidades de informação para o País.

A PNAD teve início no segundo trimestre de 1967, sendo os seus resultados apresentados com periodicidade trimestral até o primeiro trimestre de 1970. A partir de 1971, os levantamentos passaram a ser anuais, com realização no último trimestre. A pesquisa foi interrompida para a realização do Censo Demográfico 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. No período 1974-1975, foi realizada uma pesquisa especial, denominada Estudo Nacional da Despesa Familiar – Endef, que, além dos temas anteriores, investigou consumo alimentar e orçamentos familiares. Durante a realização do Endef, o levantamento básico da PNAD foi interrompido. Em 1994, por razões excepcionais, não foi realizado o levantamento da PNAD.

Além dos temas da presente publicação, Aspectos das Relações de Trabalho e Sindicalização, outras três investigações suplementares foram realizadas pela PNAD 2015: Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal e Aspectos dos Cuidados das Crianças de Menos de 4 Anos de Idade, estas já divulgadas em publicações específicas, e Prática de Esporte e Atividade Física, que será objeto de uma próxima publicação. As Notas técnicas, a seguir, trazem considerações de natureza metodológica que permitem conhecer os principais aspectos da evolução histórica da PNAD.

Tags:

Postagens Relacionadas