Home > Assuntos Econômicos > Transferências de renda, taxa de participação e distribuição de renda (Duque)

Transferências de renda, taxa de participação e distribuição de renda (Duque)

Transferências de renda, taxa de participação e distribuição de renda por Daniel Duque publicado por Blog IBRE/FGV (11/2023)

“Esse artigo sugere que a redução na distribuição de salários e na taxa de participação da força de trabalho no Brasil foi causada pelo aumento de programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família.

No Brasil, observou-se redução da participação da força de trabalho durante a pandemia da COVID-19, junto a queda da desigualdade salarial. A PNAD Contínua destaca novas dinâmicas do mercado, acentuadas pela pandemia e pelo aumento das transferências de renda, em especial o Bolsa Família, cujo valor foi ampliado significativamente no período. Esse estudo sugere que o aumento das transferências de renda está reduzindo a taxa de participação e comprimindo a distribuição de salários. A análise revela tais efeitos especialmente em áreas com maior concentração de serviços básicos e menor potencial produtivo.

Nos EUA, a participação na força de trabalho caiu mais de 3 pontos percentuais nos primeiros dois meses da pandemia de COVID-19 em 2020, com redução de mais de 8,2 milhões de pessoas. Embora cerca de metade dessa queda tenha sido rapidamente recuperada, a participação se estagnou em aproximadamente 1 ponto percentual abaixo do nível pré-pandemia…”

Postagens Relacionadas