Home > Macroeconomia > Taxa de juros usada pelo BNDES para financiar as empresas (Mídia)

Taxa de juros usada pelo BNDES para financiar as empresas (Mídia)

Com o aumento da inflação no país, volta à tona a principal taxa de juros usada pelo BNDES para financiar as empresas por Fábio Giambiagi publicado por Valor Econômico (8/2022).

“O economista Fábio Giambiagi, pesquisador associado do FGV/Ibre, defende a criação de uma nova taxa, alternativa à TLP, que continuaria a existir. No ‘paper’, Giambiagi define o novo indexador como Taxa de Juros Nominal de Longo Prazo (TNLP).

Pela proposta, a TNLP seria flutuante, nominal e definida trimestralmente pelo Banco Central. Giambiagi diz que a taxa teria vigência por períodos trimestrais, periodicidade de ajuste similar ao da antiga Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) até 2017, mas com um mecanismo operacional ‘explícito e definido em lei’.

A proposta de Fabio Giambiagi em criar uma taxa de juros alternativa ao principal indexador usado pelo BNDES foi alvo de críticas de economistas.

‘Minha primeira reação é: qual problema que o autor quer resolver? Entendo que o BNDES tenha perdido espaço com a TLP e que seu corpo técnico seja algo saudosista, mas o desenvolvimento do mercado de capitais induzido pela TLP mostra que a única questão que esse tipo de proposta tenta atacar é a busca do BNDES por restabelecer seu papel em financiamento’, disse Vinicius Carrasco, sócio-diretor da StoneCo.

‘A proposta de Giambiagi tem méritos, mas do meu ponto de vista não endereça o problema que está na gênese da TIP: ela foi arbitrada para ser cara quando aplicada pelo BNDES, mas não quando aplicada pelo Basa ou pelo BNB. Além disso, as fontes alternativas privadas aos recursos do BNDES – como debêntures incentivadas – têm isenção delIRe mais agilidade operacional, o que torna os recursos do banco gravosos para financiar o investimento, o desenvolvimento industrial e a infraestrutura’, diz Ernani Torres, professor do Instituto de Economia da UFRJ e servidor aposentado do BNDES.”

Estudo completo aqui:

Postagens Relacionadas