Resultados do Distanciamento Social na Contenção da Pandemia: Os Casos do Reino Unido e do Brasil por André Cezar Medici publicado em Monitor de Saúde (3/2021).
“O sistema de saúde britânico tem tido historicamente bons resultados e, diferentemente do SUS, é muito apreciado pela população do país. Mas tem sofrido, como ocorre em muitos países europeus, uma forte ameaça durante a pandemia do Covid-19, vivendo momentos críticos de esgotamento da capacidade de leitos, falta de equipamentos e de profissionais de saúde, e altas taxas de contaminação pandêmica e mortalidade. E isso, em certo sentido, se refletiu nos resultados acumulados ao longo da pandemia.
Comparando os dados de Covid-19 acumulados até 23 de março de 2021, no Reino Unido e no Brasil, observa-se que, em número de casos por milhão de habitantes, o Reino Unido ocupava a 32ª posição mundial, comparada com a 39ª ocupada pelo Brasil. Em número de mortes por milhão, o Reino Unido ocupava a 8ª posição, e o Brasil a 23ª posição. Mas o importante na gestão de uma pandemia, não é a fotografia, e sim o filme. E no filme, é importante também saber o desenrolar da narrativa e como ele termina…”