Home > Assuntos Econômicos > Relatório da distribuição pessoal da renda e da riqueza da população brasileira (Min. da Fazenda)

Relatório da distribuição pessoal da renda e da riqueza da população brasileira (Min. da Fazenda)

Relatório da distribuição pessoal da renda e da riqueza da população brasileira – dados do IRPF 2021 e 2022 publicado por Ministério da Fazenda (2023)

“Este relatório, em atendimento à Portaria MF nº 165/2016, tem por objetivo apresentar uma análise das informações da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) de 2022 divulgadas pela Receita Federal do Brasil em 2023, com foco nos aspectos distributivos que a análise desta base de dados possibilita.

As informações provenientes da DIRPF permitem uma melhor compreensão do nível e do comportamento da renda e da riqueza no topo da estrutura distributiva. Primeiro, porque os rendimentos de aplicações financeiras e ganhos de capital provenientes da posse de bens patrimoniais ou de ativos financeiros são informações importantes para caracterizar a distribuição da renda de um país. Segundo, porque o uso dessa base de dados permite identificar de maneira apropriada parcelas da população e de rendimentos que as pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADC-T) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares, não conseguem alcançar (Secretaria de Política Econômica, 2016).

De acordo com Souza (2016), as pesquisas domiciliares tendem a subestimar os rendimentos do topo da distribuição, o que, por sua vez, subestima a perspectiva de desigualdade de renda mesurada a partir dessas fontes de informações. Os dados administrativos tributários trazem informações que possibilitam uma análise detida da apropriação e distribuição de renda e riqueza nos estratos do topo…”

Postagens Relacionadas