Home > Assuntos Econômicos > Proposta revolucionária realista (Resende)

Proposta revolucionária realista (Resende)

Proposta revolucionária realista: a plataforma digital nacional por André Lara Resende publicado por Valor Econômico (9/2018).

“Parece haver consenso que não se pode pensar em recuperar a confiança e destravar a economia sem reverter o déficit público. Cortar gastos é politicamente difícil, legalmente complexo e socialmente penoso. Como ninguém se elege prometendo apenas sangue, suor e lágrimas, os candidatos acabam por minimizar a gravidade dos problemas e apresentar proposta irrealistas. No entanto, o avanço da tecnologia digital tornou viável uma iniciativa relativamente simples, que pode reduzir custos, eliminar a burocracia, facilitar o acesso aos serviços públicos e ainda aumentar a produtividade e a inclusão social. Trata-se da criação de uma plataforma digital nacional.

O verdadeiro inferno a que está submetido todo cidadão obrigado a se relacionar com o Estado, tanto para cumprir suas obrigações como exercer seus direitos, é um dos grandes fatores de redução do bem-estar e da qualidade de vida. O cipoal de trâmites burocráticos da vida contemporânea é um suplício para o trabalhador e grave detrator da produtividade das empresas. Segundo estudo recém-publicado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, em média, na América Latina, o número de horas gastas para completar um trâmite burocrático é de 5,4 horas. Ou seja, para registrar um filho, tirar um documento de identidade ou de habilitação para dirigir, perde-se, em média, 5,4 horas. No Brasil o tempo médio gasto é de 5,5 horas, um pouco acima da media da América Latina e mais do dobro do exigido no Chile…”

Postagens Relacionadas