Home > Governo > Paulo Hartung, Marcos Mendes e Fabio Giambiagi apontam como controlar avanço do Orçamento Secreto (Monteiro)

Paulo Hartung, Marcos Mendes e Fabio Giambiagi apontam como controlar avanço do Orçamento Secreto (Monteiro)

Paulo Hartung, Marcos Mendes e Fabio Giambiagi apontam como controlar avanço do Orçamento Secreto por Solange Monteiro, publicado por Revista Conjuntura Econômica – FGV/IBRE (10/2022).

“Em setembro de 2021, Paulo Hartung, Marcos Mendes e Fabio Giambiagi publicaram artigo na Conjuntura Econômica que suscitou amplo debate. No texto (leia aqui), eles alertavam para o aumento do peso das emendas parlamentares no total das despesas primárias destinadas a investimento naquele ano – especialmente as emendas de relator, devido à falta de transparência em sua alocação – indicando a manutenção dessa tendência refletida no Orçamento de 2022. Naquele momento, eles já defendiam que o presidente eleito em 2022 defendesse, via PEC, a derrubada de  dispositivos de promoção de captura orçamentária, especialmente as emendas positivas.

Pouco mais de um ano depois, o quadro descrito por Hartung, Mendes e Giambiagi é ainda mais grave: as emendas de relator, hoje chamadas de Orçamento secreto, não só ganharam espaço como há esforços no Congresso para blindá-las de corte durante o próximo mandato presidencial. O Blog convidou os autores a dar seu parecer sobre esse cenário, propondo algumas perguntas…”

Postagens Relacionadas