Hedger of last resort: evidence from Brazilian FX interventions, local credit, and global financial cycles by Rodrigo Barbone Gonzalez, Dmitry Khametshin, José-Luis Peydró and Andrea Polo published by Banco Central do Brasil (11/2019).
“Este trabalho avalia se o ciclo financeiro global (CFG) afeta o crédito em moeda doméstica no Brasil, seus efeitos reais, e ainda se políticas não-convencionais podem atenuar esses efeitos. Na estratégia de identificação, exploramos choques do CFG, diferentes graus de dependência dos bancos domésticos à captação externa, e intervenções do banco central com derivativos de câmbio utilizando três bases de dados identificadas: o registro de operações financeiras (ROF), o sistema de classificação de crédito do Banco Central (SCR) e a Relação anual de informações sociais (RAIS).
Utilizando dados de crédito, encontra-se que, após o anúncio da retração da flexibilização quantitativa por Ben Bernanke, presidente do Fed, em maio de 2013, bancos domésticos com maior dependência de captação externa reduziram a oferta de crédito em reais, com efeitos
sobre o nível de emprego por parte das firmas mais dependentes desses bancos. O discurso do (“Taper Tantrum”) está associado com uma massiva apreciação do dólar e aumento da volatilidade cambial em países emergentes. No entanto, o Banco Central do Brasil (BCB) foi
capaz de atenuar esses efeitos negativos anunciando um programa de intervenção no mercado de derivativos de câmbio, que consiste em prover seguro contra riscos cambiais – “hedger of last resort”…”
Verificar PDF Anexado