Coaches, empreendedores digitais e a política em podcast Café da Manhã (2024)
As repercussões da eleição municipal no Brasil deixaram em evidência a dimensão do mercado do empreendedorismo digital no país. Tanto pela análise de que o discurso da esquerda perdeu aderência nessa parcela da sociedade quanto pela ascensão de figuras como o influenciador Pablo Marçal —terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
Pesquisas indicam que o Brasil está entre os lugares com mais influenciadores digitais no mundo. Um fenômeno que tem, entre os efeitos, uma espécie de migração do mercado de trabalho para as redes sociais; só no Instagram, por exemplo, pode haver pelo menos 25 milhões de pessoas vendendo alguma coisa.
A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado coordenou um levantamento, recém-publicado, que traçou um perfil desses influenciadores —dos nano, com até mil seguidores, aos mentores, que têm milhões de fãs, vendem cursos e concentram poder e ganho econômico. A análise apontou que a maioria dos “vendedores” das redes é mulher, negra e da periferia, e indicou impactos sociais, culturais e políticos do fenômeno.
O Café da Manhã desta segunda-feira (4) entrevista Rosana Pinheiro-Machado, professora da Universidade de Dublin, para falar de empreendedorismo digital no Brasil e de como ele se relaciona com a política. Ela conta quem são as pessoas que trabalham nas plataformas digitais, explica que serviços, produtos e que valores elas vendem e discute o que isso tem a ver com a democracia.
Empreendedorismo digital popular e novos desafios para a esquerda no Brasil – Rosana Pinheiro Machado publicado por República do Amanhã (11/2024)
O think tank República do Amanhã teve o prazer de receber a antropóloga Rosana Pinheiro Machado para uma conversa sobre a expansão do empreendedorismo digital popular e os novos desafios para a esquerda no Brasil.
O encontro virtual, organizado em 16/11/2024, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP).
Rosana Pinheiro-Machado é professora titular (Full Professor) da Universidade de Dublin, diretora do laboratório de economia digital e extremismo político da University College Dublin (Digital Economy and Extreme Politics Lab – Deep Lab) e pesquisadora líder do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC)
Rosana Pinheiro Machado tem se dedicado ao estudo do nexo entre precariedade econômica e extrema direita populista, especialmente por meio das plataformas digitais, no Brasil, Índia e Filipinas.
Antropóloga, Diretora do laboratório de economia digital e extremismo político da University College Dublin.
Gabriel Feltran para uma conversa sobre o tema “(In)segurança pública e democracia no Brasil contemporâneo.”