É hora de adotar uma inovadora política de aviação civil no Brasil por José Roberto Afonso publicado por Folha de S. Paulo (3/2024).
“Turbulências financeiras atingem as companhias aéreas no país há cerca de uma década. A pandemia foi arrasadora, mas foi assim em todo o mundo. Isso fez governos, até os mais liberais, darem apoios bilionários aéreos, de crédito até pagamento de salários…”
Fundo de R$ 6 bi para empresas aéreas é “anestesia”, diz economista José Roberto Afonso questiona socorro financeiro do governo ao setor e avalia que prioridade deveria ser integrar regiões longínquas publicado por Poder 360 (2/2024).
“O economista José Roberto Afonso avalia que o novo fundo de até R$ 6 bilhões que o governo quer instituir para financiar as empresas aéreas não é suficiente para resolver os grandes problemas que envolvem o setor. A medida é “insuficiente” na sua visão…”
https://l1nq.com/loFPd
Reestruturar para voar mais e melhor por José Roberto Afonso, Geraldo Biasoto Junior, Murilo Ferreira Viana publicado por Exame (12/2023)
“A redução firme de preços só será alcançada com a reestruturação operacional e financeira do setor, que garanta a expansão de seus serviços…”