Home > Assuntos Sociais > Desigualdades e Instituições (Cavalcante)

Desigualdades e Instituições (Cavalcante)

Desigualdades e Instituições: uma importante e promissora agenda de pesquisa por Pedro Cavalcante publicado por ipea (11/2018).

“O principal objetivo deste artigo é discutir a questão das desigualdades de renda com vistas a situar o debate atual e sinalizar para uma promissora agenda de pesquisa que se fundamenta na abordagem neoinstitucionalista, como estratégia de expandir a perspectiva do determinismo econômico dos estudos sobre o tema.

É notório que a desigualdade de renda, por ser um fenômeno complexo, tem sido estudada nas ciências sociais sob diferentes enfoques, seja pelo aspecto regional, seja racial/étnico, de gênero, global, bem como em países específicos. Mais recentemente, as desigualdades entre nações e, especialmente nas nações, vêm ganhando ainda mais destaque, dada a constatação de seu agravamento nas últimas décadas (Stiglitz, 2017; Piketty, 2014; Cingano, 2014) e em função da relativa convergência da academia acerca dos seus efeitos negativos ao desenvolvimento das nações (Galor, 2009; OECD, 2015, Galasso, 2014).

Além desta introdução, este artigo possui mais três seções. Na seção 2, discute-se a relação entre desigualdade e desenvolvimento. Na seção 3, a persistência do quadro de inequidade é analisada com ênfase no Brasil. Por fim, na seção 4 o trabalho discorre sobre a literatura recente no Brasil e apresenta possíveis temas de pesquisa que incorporam a importância da relação das instituições políticas e econômicas na explicação de cenários persistentes de concentração de renda…”

Postagens Relacionadas