Home > Publicações > A poupança precaucional da Covid-19 (Afonso & Abreu)

A poupança precaucional da Covid-19 (Afonso & Abreu)

A poupança precaucional da Covid-19: o desafio de seu aproveitamento por José Roberto R. Afonso e Thiago Felipe R. Abreu publicado por Conjuntura Econômica (10/2020).

“Como nunca as famílias estão a poupar, em todo o mundo, com o advento do novo coronavírus e, como em outras crises, no Brasil, derrete a taxa de investimento fixo. Se crise vira oportunidade, um desafio monumental é aproveitar para se transformar poupança em investimento.

A Covid-19 provocou uma recessão mundial e levou a mudanças radicais de comportamento, inclusive de consumo das famílias. Mesmo depois de vencida a pandemia, novos hábitos permanecerão e formarão o dito novo normal.

Um dos diferenciais marcantes e inusitados da crise da Covid-19 é o impacto no aumento da poupança familiar. Em crises anteriores, por vezes se aumentou a poupança dita precaucional.1 Com receio de que, no caso dos que mantinham ou pouco perdiam em renda, salários e lucros, se poupava de forma preventiva para lidar com as adversidades quando chegasse a essa família da mesma forma que já fustigava outras famílias. A Covid-19 tornou ainda mais potencializado ou extremado esse efeito ao exigir isolamento e depois distanciamento social e com isso impediu a maioria das famílias, mesmo que não tivessem perdido renda, de manter o mesmo volume e padrão de consumo anteriores…”

Poupança das famílias dispara, mas investimento é desafio publicado por Valor Econômico (2020)

https://glo.bo/2IvREjy

Postagens Relacionadas