A Construção do Novo Plano Nacional de Educação: reflexões a partir do Projeto de Lei nº 2.614, de 2024 por Tatiana Feitosa de Britto, Luana Bergmann Soares, José Edmar de Queiroz publicado por Senado Federal (11/2024).
O presente texto traz uma síntese do debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que começou a ganhar forma no Congresso Nacional. Na primeira parte, recuperamos as origens do Projeto de Lei (PL) nº 2.614, de 2024, enviado pela Presidência da República ao Poder Legislativo com a proposta do novo PNE, abordando dimensões contextuais, parâmetros adotados na elaboração do texto e aspectos relacionados a sua tramitação. Em seguida, oferecemos uma visão geral do projeto, destacando pontos de comparação com o PNE vigente, aprovado pela Lei nº 13.005, de 2014. Ao final, elencamos sete aspectos críticos e pontos de divergência em torno do novo PNE, apresentados em debates preliminares no Senado Federal: (1) a relação do texto com o documento final da Conferência Nacional de Educação 2024; (2) a quantidade de objetivos e metas a serem contemplados; (3) os indicadores e estratégias de monitoramento previstos; (4) o tratamento da temática da educação ambiental, sustentabilidade e mudanças climáticas; (5) a interface do PNE com a criação do Sistema Nacional de Educação; (6) os mecanismos de responsabilização por eventual descumprimento do plano; e (7) a abordagem do financiamento educacional. Com esta análise, buscamos fornecer um panorama inicial das diferentes perspectivas em jogo e facilitar o entendimento do projeto em discussão no Parlamento, com vistas a subsidiar futuras discussões da matéria no âmbito legislativo.