Home > Assuntos Econômicos > Cidades (mais) inteligentes (Motta)

Cidades (mais) inteligentes (Motta)

Cidades (mais) inteligentes: transformação digital com propósito humano por Bernardo Motta publicado por JOTA (11/2025).

“Soluções digitais só geram valor quando alinhadas à governança, interoperabilidade e prioridades públicas reais

‘Precisamos aspirar a inspirar, antes de expirar.’ A frase proferida por Maimunah Sharif, prefeita de Kuala Lumpur, na abertura do Smart City Expo World Congress 2025, resume as discussões do evento e defende uma ideia crucial: a transformação digital não é um fim em si mesma. Mais do que um fenômeno tecnológico, implica numa revolução de processos e serviços, cujo objetivo precisa ser resoluções de problemas públicos.

A solução tecnológica deve ser apenas uma das alternativas à disposição do gestor, mas nem sempre é a mais adequada. A tecnologia só faz sentido quando melhora efetivamente os serviços públicos e, ao fim, a vida dos cidadãos. Diante de uma infinidade de soluções digitais, é preciso lembrar que as cidades são feitas por e para pessoas e que a ambição do setor público não deve se limitar a tornar a cidade “habitável”, mas sim a construir um lugar coletivo amável, onde morar, trabalhar e viver sejam experiências dignas e inclusivas…”

https://abre.ai/ohkI

Postagens Relacionadas