Home > Assuntos Econômicos > Aspectos da “Nova” Infraestrutura (IEDI)

Aspectos da “Nova” Infraestrutura (IEDI)

Aspectos da “Nova” Infraestrutura publicado por IEDI (11/2025).

“A Carta IEDI de hoje retoma o tema da infraestrutura, que, como sabemos é uma importante alavanca para o desenvolvimento dos países. Seja porque os investimentos na área dinamizam a indústria e a economia como um todo, seja porque melhora as condições de produtividade e competitividade futuras. Importante lembrar que a insuficiência da nossa infraestrutura é um destacado elemento do chamado “Custo Brasil”, que atrasa o progresso do país.

Estudo recente do Instituto, discutido na Carta n. 1331 “Alavancas para a infraestrutura e indústria”, estima que, no caso do Brasil, o avanço em dois eixos que poderia ser obtido mais rapidamente, a ampliação do acesso a gás natural e a melhoria de nossas rodovias, poderia gerar uma redução de custo para a indústria nacional entre R$ 30 e R$ 85 bilhões anuais, uma dinamização da demanda industrial equivalente a até 6,5% do PIB do setor e redução de emissões de CO2 equivalente entre 16 a 60 MtCO2/ano.

Na presente edição da Carta IEDI, discutimos a ampliação do escopo da infraestrutura crítica para o desenvolvimento dos países, dada a transformação digital e a transição climática, e a evolução recente dos investimentos e iniciativas públicas no mundo. Tomamos como base o recente relatório da consultoria McKinsey, “The Infrastructure Moment: Investing in the expanding foundations of modern society”, de autoria de Alastair Green e outros analistas…”

 https://abre.ai/n5wK

Tags:

Postagens Relacionadas