Brasil X Europa: uma agenda de futuro e integração por Jaime Quesado e José Roberto Afonso publicado por Poder 360 (2/2026).
“Acordo de livre comércio será mais benéfico se forem criadas as condições de estímulo a produtividade, qualidade, sustentabilidade e inovação.
Brasil e a Europa (com um papel chave de Portugal) têm uma identidade histórica única e os desafios que se colocam em termos de agenda de cooperação de futuro são cada vez maiores. Em diferentes áreas (econômica, científica, cultural e social) são muitas as oportunidades a desenvolver e a mobilização das diferentes gerações e comunidades de ambas as regiões será decisiva, num novo quadro estratégico internacional que está em cima da mesa.
Portugal, como sempre, deverá ser neste contexto uma plataforma central de articulação estratégica para o futuro. Aliás, não basta mais se falar que Portugal é a porta de entrada do Brasil na Europa e a de saída desta para o Brasil. Depois do Acordo entre Mercosul e União Europeia, chegou a hora de se passar da retórica para a ação…”
