Home > Assuntos Econômicos > Processos sobre licitude da contratação de pessoa jurídica ou trabalhador autônomo para prestação de serviço (Afonso)

Processos sobre licitude da contratação de pessoa jurídica ou trabalhador autônomo para prestação de serviço (Afonso)

Processos sobre licitude da contratação de pessoa jurídica ou trabalhador autônomo para prestação de serviço apresentação realizada por José Roberto Afonso em STF Audiência Pública (10/2025).

“CONCLUSÃO: MAIS CASO DE POLÍTICA QUE POLÍCIA

Poder de polícia automatizada com dados

Unificação de cadastros, identificação de contribuintes e documentação (eNF), mais gestão do novo IBS, permitirá fiscalização automatizada das relações trabalhistas a comerciais, inclusive identificar prestador de serviço não justificado e com cliente único ou contumaz que configure vínculo disfarçado (trabalhador dependente).

Política pública inovadora e inteligente na era digital Adoção de uma estratégia e política integrada das contribuições para seguridade social (bem assim para seus benefícios e serviços públicos), inovando de modo a mesclar regras para suas incidências, sobre bases diferenciadas, de modo a custear um alargado Estado de Bem Estar Social que atenda todos os trabalhadores, e não mais limitado apenas àqueles com carteira assinada.

CONCLUSÃO: DEMOCRACIA DIFERENCIADA

Na véspera desta Audiência Pública do STF, em 5 de outubro de 2025, a Constituição Federal vigente completou 37 anos, a mais longa em tempos de democracia do Brasil, recentemente reconhecida mundialmente.

A referida Carta Magna já criou instrumentos necessários para a construção de um novo Pacto Social, muito ainda faltando a tirar do papel, de modo que o País se torne um exemplo internacional em termos da proteção social de seus trabalhadores e no seu padrão de financiamento. §§”

Postagens Relacionadas