States of the Future – A capacidade estatal frente aos desafios do século XXI evento promovido pelo BNDES (2024).
GT desenvolvimento do G20 discute a capacidade estatal frente aos desafios do século XXI. Evento paralelo do G20 discutirá o Estado do Futuro no Rio de Janeiro.
Entre os dias 22 e 26 de julho, a sede do BNDES no Rio recebe um evento internacional do GT de Desenvolvimento do G20 que reunirá governos, think-tanks, sociedade civil, academia, setor privado e organismos internacionais para um diálogo multidisciplinar e multissetorial sobre a reimaginação das capacidades estatais frente aos desafios emergentes do século XXI.
Debatedores de dezenas de países vão debater temas como política industrial, política econômica, emergência climática, transformação digital, governança global, diversidade, saúde e educação.
O objetivo principal do evento é articular e compartilhar visões, estratégias e práticas inovadoras para transformar os serviços públicos e a governança, enfocando a integração de tecnologias avançadas e a resposta aos choques e crises que desafiam a capacidade estatal.
A programação contará com conferências magnas e painéis em formato de talk-show, com a participação de nomes como António Costa, Presidente eleito do Conselho Europeu; Michelle Bachellet, ex-Presidenta do Chile; Denise Ferreira da Silva, Professora da New York University; Mariana Mazzucato, diretora fundadora do Instituto para Inovação e Propósito Público da University College London (IIPP/UCL); Ailton Krenak, liderança indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras; e Ha-Joon Chang, Professor da SOAS University of London e autor de best-sellers como “Chutando a escada”. O evento é realizado pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Open Society Foundations, da Maranta e da República.org.