Apresentação do novo site de Sérgio Prado (2024).
“Este site tem do objetivo de disponibilizar a estudantes e pesquisadores, de forma ordenada e comentada, uma parcela da minha produção acadêmica. Estão omitidos aqui todos os trabalhos que considero datados, conjunturais e que não trazem qualquer contribuição relevante. O que está aqui apresentado é o que eu considero digno de alguma atenção, por conter contribuições teóricas, historiográficas e empíricas que podem ser de algum interesse nos tempos atuais.
Meu trabalho se desenvolveu em duas etapas. Fui admitido no Curso de Mestrado do Instituto de Economia da Unicamp em 1980. No período 1980-1994 a ênfase da minha pesquisa foi colocada na dinâmica institucional do Setor Público – processos de descentralização e Empresas Estatais, com ênfase particular nos processos de privatização. A partir de 1995, o foco passou a ser, definitivamente, a temática de Federalismo Fiscal, que se tornou minha área principal de concentração.
A maior parte do material apresentado já foi publicado em anos passados, com exceção da dissertação de mestrado e das teses. Estão incluídos também trabalhos inéditos produzidos nos últimos cinco anos, após minha aposentadoria, período em que me concentrei particularmente no estudo do federalismo internacional, com foco nas federações desenvolvidas. Alguns destes são ainda versões preliminares que ofereço para o debate.
Toda a produção está apresentada em suas versões originais, sem qualquer revisão ou atualização. Embora algumas obras mais antigas já não soem tão consistentes para minhas percepções atuais, optei por preservar as formulações que refletem meu pensamento daquele período.
No caso das teses, devido à minha forma pessoal de construir os trabalhos, elas podem ser decompostas em dois ou mais textos independentes, o que foi feito aqui, no sentido de permitir maior agilidade na pesquisa do material. Em todos os casos, estarei indicando o link que permite acesso à integra do trabalho.
Os trabalhos estão distribuídos conforme uma estrutura de temas básicos. Alguns poucos trabalhos estão citados em dois temas, para dar maior precisão à pesquisa.”