Home > Assuntos Sociais > Saúde Suplementar (Cechin)

Saúde Suplementar (Cechin)

Saúde Suplementar 20 anos de transformações e desafios em um setor de evolução contínua com coordenação e organização de  José Cechin, publicado por Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (2020).

“APRESENTAÇÃO

A Sociedade da Informação é a pedra angular das sociedades do conhecimento. O conceito de ‘sociedade da informação’, a meu ver, está relacionado à ideia da ‘inovação tecnológica’, enquanto o conceito de ‘sociedades do conhecimento’ inclui uma dimensão de transformação social, cultural, econômica, política e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento. O conceito de ‘sociedades do conhecimento’ é preferível ao da ‘sociedade da informação’, já que expressa melhor a complexidade e o dinamismo das mudanças que estão ocorrendo.

Abdul Waheed Khan

O indiano Abdul Waheed Khan, Subdiretor-geral para Comunicação e Informação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), cunhou com felicidade a diferenciação entre “Sociedade da Informação” e “Sociedade do Conhecimento”. Embora por vezes confundidos, esses conceitos sinalizam como a “nova sociedade” consome, está exposta e é influenciada pelo alucinante e inadministrável ritmo de geração e difusão de informações e de conhecimento. E a tecnologia se apropria e dissemina esse saber, que traz como consequência inevitável, por óbvio, a chamada “transformação digital” nas sociedades.

Um trabalho apresentado, em 2020, pela International Data Corporation (IDC), subsidiária do International Data Group (IDG), uma das grandes consultorias globais da área de tecnologia, estimou que 350 zettabytes – ou 35 trilhões de gigabytes – de dados seriam gerados no ano. Possivelmente, apenas profissionais especializados no assunto terão capacidade para entender, de forma precisa, a dimensão desse quantitativo de informações. De concreto, pode-se dizer que cada indivíduo e cada máquina é, ao mesmo tempo, gerador e usuário dos dados. Todo esse conhecimento se tornou um catalizador das mudanças da humanidade neste século XXI. Fisiológicas e sociais, certamente. Talvez até espirituais, por que não?..”

Postagens Relacionadas