Home > Governo > Os estados na Federação Brasileira (COMSEFAZ)

Os estados na Federação Brasileira (COMSEFAZ)

Lançamento do livro: Os estados na Federação Brasileira: Involução e Perspectivas Pós-Covid 19 vídeo disponível em canal do JOTA no Youtube.

Na quinta-feira (23/11), a partir das 16h, o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz) realiza o lançamento do livro “Os Estados na Federação Brasileira: involução e perspectivas pós-Covid-19″. O livro é fruto de estudo realizado pelo Comitê que mostra a perda de espaço representativo dos estados na parcela do bolo tributário, em contrapartida da crescente ascensão da União e dos municípios nas últimas décadas.

Participam do evento José Roberto Afonso, economista e professor do IDP e da Universidade de Lisboa; Kleber Pacheco de Castro; economista e consultor de finanças públicas; e Laís Khaled Porto, advogada e professora do IDP. Todos são autores do livro. O evento, aberto para participação presencial dos secretários estaduais da Fazenda, será transmitido ao vivo pelo canal do JOTA no YouTube e contará com cobertura no site do JOTA.info.

Livro aponta para perda de protagonismo e queda tributária dos estados publicado por JOTA (11/2023).

“Publicação do Comsefaz, lançada nesta quinta (24/11), destrincha as razões históricas para a participação dos estados no bolo de impostos

Os estados vêm perdendo participação na distribuição das receitas tributárias ao longo das últimas décadas para a União e municípios, conforme aponta pesquisa realizada pelo Comitê Nacional dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz) e a consultoria Finance. 

Esse cenário é agora destrinchado no livro “Os Estados na Federação Brasileira: involução e perspectivas pós-Covid-19”,  de autoria dos economistas José Roberto Afonso, Bernardo Motta Monteiro e Kleber Pacheco de Castro; e da advogada Laís Khaled Porto. Eles também concluem que o relevante papel político dos estados de intermediar a relação entre prefeituras e o governo federal também foi paulatinamente sendo posto de lado…”

https://abre.ai/hzKG

Tags:

Postagens Relacionadas