Home > Assuntos Fiscais > Os efeitos dos gastos públicos no crescimento económico e na desigualdade de rendimentos (Paesi)

Os efeitos dos gastos públicos no crescimento económico e na desigualdade de rendimentos (Paesi)

Os efeitos dos gastos públicos no crescimento económico e na desigualdade de rendimentos: os casos do Brasil e China por Vicente Zamboni Paesi publicado por ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa (8/2022).

O debate histórico acerca do papel dos gastos públicos na economia ganhou relevância após a crise do Subprime em 2008 e, mais recentemente, com a pandemia da COVID-19. Posições antagônicas são adotadas por distintas correntes teóricas e os estudos sobre o tema apresentam resultados diferentes. Em relação ao crescimento económico, alguns autores demonstram que os gastos do governo o impactam de forma positiva, enquanto outros defendem o oposto. A divergência de posições está presente de forma semelhante no que tange os efeitos de tais gastos na desigualdade de rendimentos, sem um consenso a esse respeito. O presente trabalho contribui para esse debate ao analisar os efeitos que os gastos públicos exercem sobre o crescimento económico e sobre a desigualdade de rendimentos nas economias brasileira e chinesa durante o período de 1970 a 2019. Através da elaboração de modelos VECM (Vector Error Correction Models) e da análise de seus resultados, identificou-se que os gastos do governo contribuem de forma positiva para o crescimento económico e são uma importante ferramenta no combate à desigualdade.

Postagens Relacionadas