O complexo industrial da saúde no Brasil: desafios e soluções para o futuro publicado por Fundação Fernando Henrique Cardoso (4/2021).
O sistema de saúde brasileiro foi brutalmente afetado por problemas na cadeia de suprimentos médico-hospitalares e farmacêuticos — incluindo os IFAs, essenciais para a produção de vacinas, e outros produtos — mas a resposta às fragilidades expostas pela pandemia não está em tentar produzir todos os equipamentos, insumos e medicamentos internamente. Está, isto sim, em maior inserção das empresas brasileiras nas cadeias globais de produção, melhor articulação interna e externa nas áreas de pesquisa e desenvolvimento e investimento em inovação.
Essas foram as principais conclusões do webinar “O complexo industrial da saúde no Brasil: desafios que a pandemia escancarou e soluções para o futuro”, que teve como convidados quatro profissionais da área com larga experiência nos setores público e privado. Segundo eles, o Estado deve atuar como articulador e facilitador e garantir recursos à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico.