Home > Sem categoria > Nascimento, auge e declínio do estado e da democracia: para onde vai a sociedade? (Oliveira)

Nascimento, auge e declínio do estado e da democracia: para onde vai a sociedade? (Oliveira)

Nascimento, auge e declínio do estado e da democracia: para onde vai a sociedade?  por Fabrício Augusto de Oliveira publicado por Letracapital (2024).

Este trabalho investiga as causas que têm provocado um declínio da democracia no mundo e aumentado o apoio a governos da extrema direita e fascistas, os quais, para atrair contingentes expressivos da sociedade, invocam um passado mítico em que a glória da nação se fundava no amor à pátria, à religião e à família, valores que teriam sido destruídos pela modernidade e pelo avanço das ideias liberais e da esquerda, como a que diz respeito, por exemplo, à defesa da igualdade. Contra essa ordem, sua proposta é a de combater e liquidar seus principais inimigos, entre os quais se incluem a elite e políticos corruptos, para garantir o seu retorno àquele tempo de glória.

Para compreender a razão por que essas camadas da população se deixam seduzir por essas promessas enganosas que, em sua essência, restringem a liberdade do indivíduo, o trabalho realiza uma análise da evolução do Estado desde o seu nascimento até os dias atuais. O objetivo é o de demonstrar que com a crescente perda de sua capacidade de ofertar políticas públicas, principalmente para reduzir as desigualdades econômicas, uma das promessas da democracia liberal, o apelo para se buscar alternativas, fora da democracia, para os problemas enfrentados por essa população, ganha força.

A conclusão do trabalho é a de que, se o Estado não se reestruturar e recuperar a capacidade de implementar políticas voltadas para a redução dessas desigualdades, ser inevitável o avanço, no mundo, de regimes autoritários/totalitários

Postagens Relacionadas