Detre os temas estudados no livro, destacam-se: as análises do desempenho da América Latina e do Caribe na economia mundial e do desempenho económico e exportador na região no último quarto do século.
O capítulo I analisa o desempenho da América Latina e do Caribe na economia mundial e as oportunidades disponíveis para a região no novo cenário global. Após uma análise das tendências de longo prazo convergência e da evolução das disparidades na produção per capita, cerca de apreciação dos processos de crescimento económico e de mudança económica.
O capítulo II analisa o desempenho económico e exportador na região nos últimos quarto de século. Em primeiro lugar, analisa a evolução macroeconómica na região. Analisa o papel do crescimento da produtividade como um factor de crescimento e de sua estreita relação com a dinâmica da estrutura de produção.
A dinâmica da região e oportunidades tecnológicas para melhorar o desempenho das empresas e dos produtos exportados são o foco do Capítulo III. Depois de comparar os esforços nacionais de investigação e desenvolvimento e sua eficácia relativa, examina-se o comportamento das empresas inovadoras em vários países da região e seu impacto sobre a produtividade, os salários e as exportações, também identifica os obstáculos a uma maior processo de desenvolvimento de produtos e inovações.
O capítulo IV utiliza o conceito de paradigma técnico-económico, que permite a captação de co-evolução da mudança tecnológica eo desenvolvimento económico da região para entender como reage e acompanha a disseminação destas tecnologias nos domínios económico e social.
O capítulo V descreve os processos de aprendizagem e as capacidades tecnológicas em quatro sectores, o que caracteriza, com diferentes importância relativa, a estrutura produtiva e de inserção internacional dos diferentes países da América Latina e do Caribe.
O capítulo VI discute as modalidades estratégicas feitas por um grupo de sucesso de países fora da região. A análise incide sobre a forma como os processos empresariais do sector público foram relacionadas com a formulação e implementação de estratégias nacionais de médio e longo prazo, ao abrigo de uma parceria público-privada.
Por último, o Capítulo VII é dedicado ao final pensamentos, incluindo alguns dos pontos mais importantes discutidos neste documento, e as oportunidades apresentadas para a região a prosseguir um processo produtivo que aumenta o crescimento e melhorar a eqüidade.