Economia Brasileira em perspectiva publicado pelo Ministério da Fazenda (4/2012).
“O Brasil tem demonstrado ser possível combinar crescimento econômico com inclusão social e sustentabilidade. O país se destaca por seu desempenho relacionado às questões ambientais, além de manter cerca de 70% de sua área com vegetação natural, 12% da água mundial de superfície e 30% das florestas tropicais remanescentes.
Além disso, o Brasil aumentou a produção agrícola baseada em ganhos de produtividade, com expansão de áreas protegidas, declínio das taxas de desmatamento na Amazônia e o avanço dos investimentos em atividades sustentáveis. O país continua a ser líder mundial em energias renováveis, com quase todos os carros novos da frota no país movidos à gasolina e a álcool. Essas ações demonstram o compromisso brasileiro em promover a sustentabilidade como elemento central da sua estratégia de desenvolvimento.
O foco nos investimentos como forma de aumentar a competitividade é também parte essencial da estratégia de desenvolvimento do país. Para os próximos anos, tem-se por objetivo principal o aumento contínuo da taxa de investimento até atingir cerca de 24% do PIB. Para fazer isso, o Brasil conta com investimentos provenientes dos setores público e privado…”