Home > Assuntos Sociais > É o fim da burocracia? (Mídia)

É o fim da burocracia? (Mídia)

É o fim da burocracia? Como a digitalização de serviços públicos avança Por Roberta Paduan publicado por Revista Exame (2/2021).

“A pandemia funcionou como um catalisador da digitalização dos serviços públicos no Brasil. O desafio agora é acelerar a inclusão digital e a qualificação de profissionais de TI

O primeiro computador do Brasil foi comprado pelo governo do estado de São Paulo, em 1957. Sua função era modernizar o sistema de cobrança de contas do Departamento de Águas e Esgotos (DAE). O órgão, recém-criado, lidava com as dificuldades de abastecer a capital e outras cidades da região metropolitana, em um período em que a população urbana crescia em progressão geométrica.

O “cérebro eletrônico”, como a máquina era chamada na época, tinha a missão de desburocratizar o órgão, que trabalhava com equipes 24 horas por dia para calcular as contas de água da população. O objetivo de aumentar a eficiência de órgãos públicos com tecnologia da informação, portanto, não é novo — principalmente quando se trata de cobrar ou arrecadar mais e melhor.

Em 2020, porém, o tema “governo eletrônico” foi colocado na ordem do dia pela pandemia de covid-19. Governos em todo o planeta foram submetidos à prova em sua capacidade de continuar (ou não) atendendo cidadãos em meio às limitações do distanciamento social…”

Postagens Relacionadas