Digitalização pode permitir revolução nas contas públicas, diz especialista Economista José Roberto Afonso por José Paulo Kupfer publicado por UOL (1/2023)
“Não faltam palpites sobre como equilibrar as contas públicas, o grande nó a desatar na economia, depois do governo desastroso de Jair Bolsonaro. Nessa hora de ruídos, a palavra do verdadeiro especialista no tema se torna mais valiosa.
Entre o mar de “soluções” simples — e em geral equivocadas — para um problema complexo, o economista José Roberto Afonso apresenta caminhos fora da caixa. Afonso é um autêntico especialista em contas, objeto de suas pesquisas e estudos há pelo menos 40 anos. Não sem razão, o hoje professor do IDP (Instituto de Direito Público), de Brasília, e pesquisador do CAPP (Centro de Administração em Políticas Públicas), da Universidade de Lisboa, em Portugal, é referência na área. Afonso é também fundador e vice-presidente do FIBE (Fórum de Integração Brasil Europa).
Radicado em Portugal, Afonso foi o coordenador da equipe técnica que assessorou o Congresso Nacional na formulação da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), em vigor desde 2000. Ninguém mais do que ele tem conhecimento e experiência nessa questão complicada. Na entrevista a seguir, o economista analisa a situação das contas públicas brasileiras e apresenta soluções. A principal delas é bastante original: em lugar de apenas cortar gastos aqui e ali ou somente aumentar receitas, tributando mais este ou aquele segmento, promover a digitalização em larga escala das informações econômicas produzidas por empresas e pessoas…”