Diário da Covid-19: Turquia controla a pandemia e o Irã tem segunda onda por José Eustáquio Diniz Alves publicado por Colabora (6/2020).
“Enquanto isso, Brasil segue com a sua curva vertical e sem perspectivas de melhoras no curto prazo
A pandemia avança pelo mundo, mas existem países ganhadores e países perdedores. O Brasil, até aqui, claramente, é um perdedor. A Turquia parecia que ia perder o controle, mas deu a volta por cima e conseguiu reduzir bastante o número de casos e de mortes. O Irã parecia que já tinha controlado o surto, mas está enfrentando uma grande segunda onda de casos e uma pequena segunda onda de óbitos. O mundo que parecia ter chegado ao pico dos casos, voltou a apresentar aumento do número de pessoas infectadas, embora continue com a tendência de redução no número de óbitos.
O gráfico abaixo mostra que o Brasil ultrapassou o Irã e a Turquia em número de casos acumulados e continua com uma curva mais vertical, o que indica que a pandemia avança em velocidade maior em território nacional. A Turquia e o Irã estavam horizontalizando a curva, mas o Irã passou a inclinar a curva e passar por uma segunda onda, como veremos melhor mais à frente. No dia 08 de junho, o Brasil registrou 707,4 mil casos, o Irã registrou 173,8 mil e a Turquia 171,1 mil casos. Portanto, o Brasil que estava atrás do Irã e da Turquia até o início de maio, em pouco mais de um mês apresenta valores 4 vezes maiores (o número de casos no Brasil cresceu 6 vezes no mês de maio)….”
Verificar PDF Anexado