Home > Assuntos Fiscais > Desequilíbrio na distribuição das receitas tributárias no Brasil (JOTA)

Desequilíbrio na distribuição das receitas tributárias no Brasil (JOTA)

Comsefaz discute desequilíbrio na distribuição das receitas tributárias no Brasil publicado por Estúdio JOTA (11/2023).

“Estudo do Comitê mostrou queda nos recursos destinados aos estados. Tema é tratado em livro, com evento de lançamento na quinta (23/11)

Desde a redemocratização, no final da década de 1980, a participação dos estados na distribuição de receitas tributárias tem caído em relação aos municípios e à União. Essa é a conclusão de estudo realizado pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e pela consultoria Finance.

gora, passada a pandemia da Covid-19, período em que se discustiu as bases do federalismo e foi necessária atuação conjunta dos governos, há novas perspectivas sobre essa divisão de receitas. E o avanço da Reforma Tributária, aprovada no Senado, pode ser uma delas.

Esse cenário é tema de painel na sede do Comsefaz, em Brasília, na próxima quinta-feira (23/11) a partir de 16h. O evento marca o lançamento do livro “Os estados na federação brasileira: involução e perspectivas pós-Covid-19”, de autoria dos economistas José Roberto Afonso, Bernardo Motta Monteiro e Kleber Pacheco de Castro; e da advogada Laís Khaled Porto.

O evento é realizado pelo Comsefaz com apoio de mídia do JOTA. Aberto para participação presencial dos secretários estaduais da Fazenda, o painel terá transmissão ao vivo para o público em geral no canal do JOTA no YouTube...”

https://abre.ai/hmgi

Postagens Relacionadas