Crise financeira, regimes e responsabilidades por José Roberto Afonso, Geraldo Biasoto Junior, Murilo Ferreira Viana publicado por Conjuntura Econômica FGV (4/2023).
“O ano de 2023 não parece apontar para a bonança tão desejada. A pandemia da Covid-19 deixou cicatrizes profundas na economia e na sociedade. A guerra na Ucrânia vai reproduzindo tensões geopolíticas que pareciam ter sido eliminadas de nossa realidade. Neste ano, o Brasil está diante de dois grandes impasses. Um é interno, o choque entre as políticas fiscal e monetária. O outro é externo: uma fragilidade financeira de complexa gestão.
Vamos iniciar por um olhar para as condições internacionais. Há um evento inicial, a derrocada do Silicon Valley Bank (SVB). Mas o evento sempre é um sintoma de alguma forma de debilidade do sistema. E vale notar que não podemos avaliar o sintoma ou o sistema sem olhar para a pandemia, a guerra e o aperto monetário nos Estados Unidos e demais economias avançadas. O SVB era um banco de negócios, operava as finanças de empresas inovadoras do Silicon Valley em rápido crescimento e as financiava…”
http://bit.ly/3ZXRa7N