Home > Assuntos Econômicos > Contribuições para um Governo Democrático e Progressista (Appy et al.)

Contribuições para um Governo Democrático e Progressista (Appy et al.)

Contribuições para um Governo Democrático e Progressista por Bernard Appy, Carlos Ari Sundfeld, Francisco Gaetani, Marcelo Medeiros, Pérsio Arida, Sérgio Fausto (8/2022)

“Os autores deste documento formam um grupo apartidário, mobilizado pelo desejo de contribuir com o debate público e preocupado com os riscos à democracia e ao desenvolvimento do Brasil. A pretensão não é apresentar um programa de governo completo, mas contribuições e ideias úteis para lideranças políticas comprometidas com o Estado Democrático de Direito e com o bem público. O trabalho foi desenvolvido por iniciativa própria e a título pessoal, sem qualquer vinculação com as entidades a que os autores pertencem.

Serão enormes os desafios de um novo governo em 2023. Seu compromisso primeiro, e inegociável, tem de ser com a democracia. Isso inclui o respeito e valorização das instituições, em especial o Poder Judiciário e sua Justiça Eleitoral, cujo trabalho e aprimoramento constantes têm sido fundamentais para garantir eleições livres e confiáveis.

Mas o Brasil também precisa de transformações e, portanto, de reformas. Só haverá desenvolvimento se for eliminada a pobreza extrema, forem reduzidas significativamente as desigualdades sociais e houver sustentabilidade no uso dos recursos naturais, inclusive pela melhoria do ritmo e da qualidade do crescimento econômico em virtude das reformas necessárias.

Entre meados dos anos 90 e o final da primeira década deste século, mesmo com os naturais erros e dificuldades, o país vinha percorrendo um caminho virtuoso e alcançando resultados positivos. Mas agora ele está submetido a um governo sem princípios e sem competência, que produz retrocessos institucionais deliberados e compromete gravemente o futuro do país. Antes que seja tarde, é preciso, pelo exercício pleno da política democrática, estancar o enfraquecimento das instituições democráticas e da convivência civilizada, bem como reverter a deterioração do meio ambiente e da imagem externa do Brasil…”

Postagens Relacionadas