Home > Assuntos Econômicos > Considerações sobre a reforma tributária aprovada e a reestruturação do federalismo fiscal brasileiro (Oliveira & Borges)

Considerações sobre a reforma tributária aprovada e a reestruturação do federalismo fiscal brasileiro (Oliveira & Borges)

Considerações sobre a reforma tributária aprovada e a reestruturação do federalismo fiscal brasileiro por Bruno Bastos de Oliveira, Vinícius Henrique de Oliveira Borges publicado pela Revista de Direito & Desenvolvimento (2024).

A PEC 45/2019, aprovada como Emenda Constitucional 132/2023, teve seu escopo descritivo sendo a reforma do Sistema Tributário Nacional. Não obstante, o que se objetivou foi a conformação do pacto federativo fiscal aos objetivos fundamentais previstos na Carta Constitucional de 1988 desde sua concepção, isto é, o desenvolvimento nacional e a redução das desigualdades regionais. O presente artigo pretende se utilizar de abordagem dialética para verificar a capacidade das reformas em propiciar o objetivo esperado de atingimento dos sobreditos resultados. Partindo-se da antítese normativa: os instrumentos inaugurados e modificados na PEC; identifica-se quais os fenômenos jurídicos que a reforma pretendeu alterar, analisa-os; e prescreve-se a possibilidade de tal alteração. A metodologia de procedimento inicia-se com análise documental, segue-se com revisão bibliográfica e finda-se em teor analítico-prescritivo subsumindo antítese (PEC) e tese (situação jurídica atual). Conclui-se que a denominada reforma tributária da PEC 45/19 se restringe a reforma do federalismo fiscal brasileiro, mas que em seu campo limitado tem potencial de atingir os objetivos fundamentais.

https://abre.ai/khru

Postagens Relacionadas