Aplicação do custo de oportunidade às decisões de preço de venda sob o enfoque do custeio direto por Roberto Vatan dos Santos (2020)
Este estudo tem por objetivo principal a demonstração da necessidade de utilização do conceito de custo de oportunidade nas decisões de preço. Para tanto, resgata a origem econômica do termo e confronta-a com as operacionalizações propostas pelos pesquisadores contábeis. Reconhece que a decisão de preço pode ser orientada por diversas abordagens; mas enfatiza que qualquer seja o modelo de decisão de preço, o gestor deveria incorporar este conceito na avaliação das alternativas de preço.
É somente através dos preços que a empresa pode: (1) obter um fluxo de lucros contínuo a longo prazo, permitindo a otimização no uso da capacidade instalada; e (2) garantir um retorno satisfatório sobre os capitais investidos no negócio. Neste sentido, a operacionalização do conceito de custo de oportunidade poderia: (1) auxiliar os decisores de preço na apuração de custos dos produtos ou serviços de forma mais realista, levando-se em conta os benefícios líquidos das alternativas desprezadas na escolha dos recursos utilizados na fabricação destes; e (2) assegurar a remuneração mínima dos investimentos realizados pelos acionistas na entidade.