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A eficiência dos estados brasileiros no gasto em educação (Boueri et al.)

Análise da despesa pública – Uma metodologia de avaliação para mensurar a eficiência dos estados brasileiros no gasto em educação por Rogério Boueri, Maria Cristina Mac Dowell, Emilio Pineda, Fabiano Bastos publicado por BID (2014).

Este estudo utiliza a metodologia DEA ( Data Envelopment Analysis ) para avaliar a eficiência dos sistemas de educação públicos estaduais no Brasil. O gasto público estadual com educação e o produto interno bruto estadual são  utilizados   como   variáveis   de   insumo,   sendo   estas   últimas   não discricionárias.  As  variáveis  de  produto  foram  estabelecidas  a  partir  da presença dos alunos das escolas públicas estaduais no Exame Nacional do Ensino  Médio  (ENEM)  e  na  Prova  Brasil  e  de  suas  notas  em  ambos.  As variáveis  foram  utilizadas  em  nível  e  não  em  termos per  capita ,  para permitir  a  produção  de  ilações  sobre  economias  de  escala.  O  principal resultado  encontrado  foi  uma  correlação  negativa  entre  o  gasto  estadual per  capita em  educação  e  a  eficiência  relativa  do  sistema  educacional estadual,  indicando  que  há  um  limite  nos  gastos  educacionais per  capita além   do   qual   a   eficiência   técnica   na   produção   educacional   decai substancialmente.

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