JRRA Informativo
POUPANÇA
1867
13/12/2019

Decrescente Poupança Brasileira (Afonso et al.)

A baixa e decrescente poupança brasileira por José R. Afonso, Thiago Felipe Ramos Abreu e Marcos Dantas Hecksher publicado Economic Analysis of Law Review (2019). "O estudo aborda o debate sobre poupança no Brasil, apontando como os dados brasileiros são tratados, e apresenta uma análise de dados quantitativos e qualitativos para comparação internacional. A taxa nacional de poupança foi decrescente e muito baixa, sendo dos países em que menor parcela da população poupa voltado para velhice..."
Leia mais

Poupança no Brasil (Mídia)

Brasil está entre os que mais poupam, mas que menos se preocupam com aposentadoria publicado por Valor Investe (12/2019). "...No Brasil, os investidores também estão excessivamente confiantes em relação ao tempo que as suas poupanças irão durar: na média, eles acham que podem retirar 11,8% de suas poupanças por ano sem esgotar seus recursos."
Leia mais

Alguns Poupam Muito, Mas Mal (Afonso & Abreu)

Alguns poupam muito, mas mal, no Brasil por José R. Afonso e Thiago Felipe R. Abreu publicado na Revista Conjuntura Econômica (6/2018). "O paradoxo da poupança no Brasil é enorme. Ainda que poucos poupem muito, a imensa maioria dos brasileiros nada ou nunca poupa para velhice. Quando se poupa, se faz de forma improdutiva, em prazos curtos e concentrado em financiar o governo, o que não impulsiona o desenvolvimento (até porque o déficit público não decorre de investimentos públicos elevados, muito pelo contrário)."
Leia mais
facebook twitter 
Obrigado por ler nosso informativo. Achou interessante? Repasse para seus contatos.